terça-feira, 31 de maio, 2011 - às 12:06 hrs.

Vibram FiveFingers inova no mundo dos tênis e calçados esportivos



  

evolucao vibram 640x466 Vibram FiveFingers inova no mundo dos tênis e calçados esportivos

A indústria de calçados evoluiu muito nas últimas décadas. O pé humano possui 26 ossos, 33 articulações e mais de 100 músculos, além de tendões e ligamentos. Como o resto do corpo, eles precisam ser estimulados e exercitados.

Escolher um tênis nem sempre é fácil. As opções são muitas, e com vários tipos de preços. Qual o tênis que melhor se adapta ao que pretende fazer? Afinal correr descalço pode ser mesmo a melhor solução.

Esta é, pelo menos, a conclusão de vários estudos: os tênis, apesar da evolução, ainda não conseguiram igualar a eficácia dos pés descalços. A principal diferença está na forma como o pé assenta no chão. Com os tênis, a tendência é pisar primeiro com o calcanhar. Descalço, é a parte da frente que toca primeiro no solo. Assim os corredores utilizam de forma mais correta a arquitetura do pé e da perna.

Os estudiosos de Biologia Evolucionária da Universidade de Harvard concluíram que desde que apareceram os tênis especializados – na década de 70 –, aumentaram as lesões. Os atletas que utilizam o calçado considerado apropriado estão “dando uma martelada no calcanhar”, explica David Lieberman, um dos cientistas.

O ato de correr descalço está mais ou menos livre de “colisões”. Outro estudo, realizado pelo departamento de Fisiologia da Universidade da Virgínia (EUA), foi mais longe: 68 pessoas foram escolhidas para correr em uma esteira elétrica com e sem tênis. Ao correr calçado, o nível de desgaste no quadril era pior. Nas articulações o resultado era idêntico ao esforço de quem anda de salto alto.

A explicação é simples. O ser humano evoluiu adaptando-se às situações mais adversas, estando os pés e o corpo preparados para aguentar o atrito sem a ajuda de sapatos. O calçado surgiu apenas há dois mil anos e ainda não evoluiu o suficiente para acompanhar o desenvolvimento natural do homem.

Mas há riscos, pois a passagem de correr com tênis para descalço deve ser feita de forma progressiva. Deve-se começar em areia ou grama, aumentar progressivamente as distâncias até que o pé e os músculos das pernas estejam adaptados a esta nova realidade, livres de tênis. E, claro, tenha muito mais cuidado para verem onde colocam os pés.

Compre aqui seu Vibram FiveFingers (Tênis de dedinho)

fivefingers vibram rosa Vibram FiveFingers inova no mundo dos tênis e calçados esportivos

vibram fivefingers tenis Vibram FiveFingers inova no mundo dos tênis e calçados esportivos

vibram 640x426 Vibram FiveFingers inova no mundo dos tênis e calçados esportivos

fivefingers vibram Vibram FiveFingers inova no mundo dos tênis e calçados esportivos

fivefingers vibram rosa 2 Vibram FiveFingers inova no mundo dos tênis e calçados esportivos

fivefingers vibram malhado 640x364 Vibram FiveFingers inova no mundo dos tênis e calçados esportivos

FIVEFINGERS SPEED M AZUL Vibram FiveFingers inova no mundo dos tênis e calçados esportivos




Gostou? Então curta nossa fanpage!




Veja também:

Comentários




© 2007 - 2013, Portaldasnoticias.com. Todos os direitos reservados. Reprodução sem autorização explícita é proibida.

Política de Privacidade |

wau